Presidente do SINTASP MCN vai a podcast e avalia prefeitos e agentes de saúde: comentário sobre servidores municipais gera polêmica

 Presidente do SINTASP MCN vai a podcast e avalia prefeitos e agentes de saúde: comentário sobre servidores federais gera polêmica




Recentemente, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINTASP MCN) participou de um podcast que prometia falar questões relevantes para os servidores, mas o que se viu foi uma postura inesperada e bastante questionável. Além de ter uma nota 10 ao prefeito Bruno Silva, de Coelho Neto, em um contexto que ignora as inúmeras críticas e denúncias que cercam sua gestão, o sindicalista foi além e dois agentes comunitários de saúde em questões ligadas à política partidária e sindical.


A atitude de expor publicamente esses servidores, vinculando-os aos temas, ultrapassa a linha do que se espera de um representante sindical. Ao trazer para o debate nomes de funcionárias e envolver-las na discussão de cunho político-partidário, o presidente não apenas desvia o foco de sua função principal – a defesa dos direitos coletivos –, como também coloca os servidores em uma posição delicada e constrangedora .


Essas declarações públicas podem ser vistas como uma forma de instrumentalização política, associando-se aos servidores a um cenário onde podem ser alvos de pressão e julgamentos indevidos. Além disso, utilizar o espaço sindical para promover um alinhamento com a gestão municipal, em vez de discutir as condições reais de trabalho e a luta por melhores direitos, impedir a substituição do sindicato e desvirtuar sua função essencial.


A crítica se faz necessária: um sindicato existe para garantir que os servidores tenham uma voz forte e independente, que lutem contra abusos, que denunciem irregularidades e que protejam seus membros, especialmente aqueles em posições mais vulneráveis. Quando o presidente do SINTASP opta por colocar esses agentes de saúde no centro de uma discussão política, ele ignora o papel coletivo que deveria desempenhar e comprometer a neutralidade que a carga exige.


O fato dos agentes de saúde, cuja função está diretamente ligada ao bem-estar da comunidade, sendo arrastados para um debate partidário sindical em nada contribui para a melhoria do serviço público ou para a valorização dos servidores. 


Link do episódio MIB CAST 37


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito Bruno Silva e o uso da violência contra críticos: o dono da cidade?

Justiça Eleitoral proíbe prefeito de Coelho Neto Bruno Almeida

Prefeito faz caminhada no Bairro Sarney